PRINCIPAIS FATOS - 2011



JANEIRO
01. Toma posse Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil.
12. Na região serrana do Rio de Janeiro várias cidades são atingidas por fortes chuvas. O saldo final da tragédia totalizam mais de 900 mortos e 30 mil feridos.
14. O presidente Bem Ali, que ocupou o poder por 23 anos, abandonou a Tunísia após protestos sem precedentes contra seu regime, refugiando-se na Arábia Saudita. As revoltas na Tunísia, iniciadas em dezembro de 2010, marcam o início da Primavera Árabe.
FEVEREIRO
2. O presidente dos EUA Barack Obama consegue aprovar a nova lei da dívida no Senado.
11. Depois de 30 anos no poder e pressionado por uma onda de protestos inciados em 25 de janeiro, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, renuncia ao cargo nesta sexta-feira. Os poderes presidenciais foram assumidos pelo Conselho das Forças Armadas.
14. A China ultrapassa o Japão e passa a ser a segunda economia mundial.
17. É apresentado nos EUA um braço biônico ortopédico controlado pelo pensamento do usuário, que reproduz ao amputado parte das sensações da pele.
MARÇO
3. O IBGE confirma uma expansão de 7,5% na economia Brasileira. Nosso PIB atinge 2,09 trilhões de dólares.  
9. Após 27 anos de serviços prestados, o ônibus espacial Discovery fez o seu último pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.
11. Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país. O tremor foi o 7º pior na história e também o pior já registrado na história do Japão.
12. O governo do Japão confirma que houve explosão e um vazamento radioativo na usina nuclear Fukushima Daiichi, em Okumamachi, na província de Fukushima.
12. A polícia matou um adolescente e feriu centenas de pessoas em confrontos antes do amanhecer na capital do Iêmen, Sanaa. Milhares de manifestantes exigem o fim do governo do presidente Ali Abdullah Saleh, que já dura 32 anos.
14. O Serviço Geológico dos EUA de 8,9 para 9 a magnitude do forte tremor que atingiu a costa do Japão (11). O terremoto subiu de sétimo para quarto na escala de intensidade da agência, empatado com o tremor de 1952 na Rússia, o de 1700 na região da Califórnia (EUA) e de 1868 no Peru.
19. Forças de EUA, Reino Unido, França, Canadá e Itália começam a bombardear a Líbia.
21. É anunciado que Dallas Wiens, um agricultor de 25 anos, recebeu o primeiro transplante total de rosto nos EUA.
23. O premiê de Portugal, o socialista José Sócrates, apresenta sua demissão.
ABRIL
2. Subiu para nove o número de mortos em Kandahar (Afeganistão) em novos protestos contra a queima de um exemplar do Alcorão nos Estados Unidos.
5. O buraco na camada de ozônio acima do Ártico chegou a nível recorde. A diminuição na camada acima da área chegou a 40% durante o inverno no hemisfério norte. O recorde anterior era de 30%.
7. Welington Menezes de Oliveira (24) matou 12 crianças - 10 meninas e dois meninos - a tiros após invadir salas de aula da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro.  Wellington era ex-aluno da escola e se suicidou logo após o atentado.  Outras 13 crianças ficaram feridas,  4 em estado grave.
8. O forte tremor de magnitude 7,1 volta a assustar os moradores da costa nordeste do Japão. O novo sismo deixou quatro mortos e gerou ainda mais preocupação em relação às usinas nucleares da área.
11. O FBI publica documento que aponta a captura de óvnis na cidade de Roswell (1947), no Novo México. No documento datado de 29 de março de 1950, um investigador da força aérea dos EUA relata o encontro de três discos voadores de 15 metros de diâmetro; ele conta que foram encontrados três seres em cada disco, que mediam cerca 90 cm cada, vestidos com uma roupa metálica fina.
14. A III Cúpula do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) confirma o ingresso no grupo da África do Sul – o grupo agora se chama Brics.
17. Autoridades confirmam 43 mortos pelos tornados que atingem o sul dos Estados Unidos em três dias.
19. Fidel Castro confirma sua renúncia à direção do Partido Comunista de Cuba (PCC), seu último alto cargo político no país, ao pedir sua exclusão do Comitê Central.
25. O grupo de direitos humanos Anistia Internacional informa que pelo menos 55 pessoas morreram desde o início dos protestos na cidade  de Deraa, na Síria, durante a semana.
27. O presidente sírio Bashar al-Assad mobiliza o Exército pela primeira vez em Latakia, a principal cidade portuária do país, depois de quase duas semanas de protestos que se espalharam por toda a Síria.
27. A Casa Branca divulgou uma versão completa da certidão de nascimento do presidente dos EUA, Barack Obama, em mais uma tentativa de aplacar os boatos de que ele não teria nascido no país.
28. O número de mortos pelas violentas tempestades e tornados que atingiram grande parte do território dos EUA na véspera atinge 197, segundo balanços dos estados.
29. O príncipe William Arthur Philip Louis e a duquesa Catherine Middleton casaram-se na Abadia de Westminster, em Londres.
31. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assume o comando total das ações militares internacionais na Líbia.
MAIO
1. Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II.
2. Osama Bin Laden, líder da organização al-Qaeda, foi  morto por forças dos EUA na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão.
4. A Nasa anuncia que a sonda Gravity Probe B (GP-B) confirmou a teoria geral da relatividade, concebida há quase 100 anos por Albert Einstein: a força da gravidade dos grandes corpos do Universo distorcem o tempo e o espaço. De acordo com as teorias de Einstein, os corpos cósmicos maiores - como os buracos negros, os planetas e as estrelas - alteram o espaço e o tempo ao seu redor com sua força de gravidade.
6. A rede al-Qaeda confirmou a morte de seu líder, Osama bin Laden, e prometeu vingança, mantendo seus ataques ao Ocidente. A al-Qaeda prometeu manter a "guerra santa" (jihad) contra americanos e seus aliados.
11. 5. Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu a localidade de Lorca (sudeste da Espanha) deixando pelo menos nove mortos e uma centena de feridos.
18. O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, renunciou a seu cargo. Preso em Nova York, o executivo era acusado de tentar estuprar uma camareira.
19. Em discurso, o presidente dos EUA, Barack Obama, pede que Israel e palestinos façam concessões para a criação de um Estado Palestino, nas fronteiras anteriores a 1967 e desmilitarizado.
22. A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn alcança vários países europeus.
28. As autoridades do Egito reabriram a passagem fronteiriça com a Faixa de Gaza de maneira permanente, pela primeira vez desde junho de 2007.
30. O governo alemão anuncia que pretende eliminar seus reatores nucleares até 2022.
JUNHO
6. O estado de Roraima enfrenta suas piores enchentes desde 1976. Praticamente todos os municípios estão em situação de emergência, e comunidades estão em isolamento total em razão das fortes chuvas que atingiram o estado.
7. Companhias aéreas suspendem voos para vários países em razão da nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, que entrou em erupção no dia 3. As nuvens de cinzas atingiram 12 mil metros de altura.
11. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência durante sua visita a Cuba, em consequência de problemas na zona pélvica.
13. A cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi atingida nesta segunda-feira por uma série de terremotos O tremor teve magnitude medida entre 5,2 e 5,5.
15. Manifestantes gregos atacam os prédios que abrigam o Ministério das Finanças da Grécia, na Praça Syntagma, em Atenas, durante protestos que marcam a terceira greve geral de 24 horas no país.
22. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a retirada de 33 mil soldados americanos do Afeganistão até setembro de 2012.
JULHO
9. A ONU reconhece o Sudão do Sul como o 193º membro da organização. Desmembrado do Sudão, o novo país possui grandes reservas de petróleo, entretanto é um dos mais pobres do mundo.
18. A Venezuela ultrapassa a Arábia Saudita e conta com a maior reserva de petróleo do mundo.
22. A capital norueguesa, Oslo, é palco de dois atentados. Um dos ataques tinha como alvo o premiê Jens Stoltenberg. No outro ataque, ocorrido num acampamento na ilha de Utoya, um atirador, preso pela polícia, matou 76 pessoas. 
AGOSTO
4. Pesquisadores da Nasa anunciam ter encontrado fortes evidências de água líquida em Marte.
5. A agência de classificação de risco Standart & Poor’s rebaixa a nota dos títulos dos EUA.
SETEMBRO
9. A Comissão Técnica Nacional de Biosegurança (CNTBio) aprova a produção no Brasil de feijão transgênico.
17. Manifestantes toma a praça Zuccotti, no distrito financeiro de Wall Street, em Nova Iorque no movimento que ficará conhecido com “Ocupe Wall Street).
22. Um grupo de cientistas europeus observa feixe de neutrinos com velocidade superior a da luz. Mas, resultados obtidos sofrem contestação por parte da comunidade científica.
OUTUBRO
3. Liberadas as primeiras imagens obtidas pelo “Alma”, conjunto telescópios  no Chile – 16 antenas, de um total de 66 – utilizando para a observação de estrelas e planetas no começo do universo.
11. O cofundador da Apple morreu aos 56 anos vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad.
15. é realizado o Dia de Ação Global, mobilizando milhares de pessoas em 900 cidades e 82 países.
20. Agências internacionais de notícias confirmam a morte de Muammar al Gaddafi, o coronel que liderou a Líbia durante 42 anos até ter seu governo posto em xeque a partir das revoltas originadas no país durante a Primavera Árabe.
27. O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão para Muammar Gaddhafi, seu filho Saif al-Islam e o chefe de espionagem do país, Abdullah al-Senussi, sob acusações de crimes contra a humanidade.
27. Líderes europeus anunciam um pacote contra a crise que rodan a zona do euro.
31. A Palestina é a mais nova integrante da Unesco.            
NOVEMBRO
8. Vazamento de petróleo na Bacia de Campos numa perfuração da empresa Chevron.
9. Na Grécia, o líder socialista George Papandreau renuncia.
12. Sílvio Berlusconi deixa o cargo de primeiro ministro da Itália.
20. O primeiro-ministro espanhol José Luiz Zapatero perde as eleições.
DEZEMBRO
5. A Nasa informa o descobrimento do planeta Kepler-22b, a 600 anos-luz de distância da Terra. É o primeiro planeta descoberto que tem condições de vida similares às encontradas na Terra.
11. Termina a COP 17, reunião de 200 nações para discutir as mudanças climáticas, na cidade de Durban, na África do Sul. Temor dos cientistas aumenta com a recusa de países industrializados em aceitar metas para a diminuição na emissão de gases. Caso nada seja feito, a temperatura global dever subir até quatro graus Celsius em 2050.
9. A cúpula da União Europeia pactuam acordo para reforçar o equilíbrio das contas públicas, ainda na tentativa de salvar o euro.
16. A Rússia é aceita na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em 2012, o país deve ingressar formalmente na organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário